Paraná recebeu 145.080 doses da Pfizer na segunda-feira (07)

Nesta segunda-feira dia 07 de junho, o Estado do Paraná recebeu cerca de 145.080 doses de imunizantes da Pfizer / BioNTech, este é o maior lote de vacinas já enviado ao Estado. Os imunizantes do 23º cronograma de distribuição chegaram ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, às 22h15. Em seguida, esses medicamentos foram encaminhados ao Centro Médico do Paraná (Cemepar).

Por meio de laudo técnico, o Ministério da Saúde orientou que a vacina é destinada a pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, além de deficientes permanentes (86.964), educadores básicos (42.264), tropas de segurança / resgate e forças armadas (1483) e trabalhadores do transporte aéreo (182). O restante vem para as reservas técnicas.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, conclui que: “Todo envio de vacinas é importante, principalmente neste momento de aumento no número de casos e internações pela Covid-19. Este novo lote será destinado à continuação da cobertura dos grupos prioritários, para que possamos avançar na vacinação em todo o Estado”.

O documento do Ministério da Saúde informa que, de acordo com o estudo de estabilidade da vacina, o período de armazenamento foi estendido de 5 dias para 31 dias a uma temperatura de 2 °C a 8 °C, “proporcionando facilidade de logística à rede de frio, tecnologicamente estruturada para atuação nesta faixa de temperatura”.

A Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) também recomenda que levando-se em consideração a mesma temperatura, o transporte dos imunizantes seja feito em no máximo 12 horas.

DESCENTRALIZAÇÃO – Por meio dessa remessa, o Paraná alcançou a marca da Pfizer de 360.360 doses. A orientação preliminar do Ministério da Saúde sugere que essas vacinas sejam distribuídas apenas para as capitais, levando em consideração as diretrizes específicas de armazenamento e aplicação. Porém, desde o segundo embarque, o país espalhou a dose para mais cidades.

É o que aconteceu nesta segunda-feira. As 37,4 mil doses da última remessa foram enviadas para 32 municípios em 19 Regionais de Saúde – 12 cidades receberam pela primeira vez. Beto Preto explicou: “A orientação do governador Ratinho Júnior é de ofertar o maior número de doses, dos diferentes imunizantes disponíveis, para todas as regiões do Estado, e com este novo lote não será diferente”.

VACINAÇÃO – O Paraná passou a imunizar quase todos os grupos prioritários listados no Plano Nacional de Vacinação Covid-19 e a população em geral entre 18 e 59 anos. O estado está se aproximando da marca de 4 milhões de doses, das quais 2.738.936 pessoas receberam a primeira dose e 1.227.721 pessoas receberam o plano completo.

Fonte: TNonline

Comentários Facebook
By Ketllyn Brenda

Deixe uma resposta

No widgets found. Go to Widget page and add the widget in Offcanvas Sidebar Widget Area.
%d blogueiros gostam disto: