Com o surto de Coronavírus em alguns países, consumidores encontram dificuldades para cancelar passagens
Com o surto de Coronavírus em alguns países, consumidores encontram dificuldades para cancelar passagens

O risco de transmissão do Coronavírus vem fazendo com que consumidores mudem seus planos de viagem, evitando países como China e Itália. No entanto, o Presidente da Comissão de Transparência e Defesa do Consumidor, Senador Rodrigo Cunha do PSDB de Alagoas, autor do requerimento para a audiência pública, tem recebido relatos de dificuldades para o cancelamento e ressarcimento do dinheiro pago pelas viagens.

“Essa motivação diz respeito a casos concretos de pessoas que têm hoje uma viagem marcada para ir para a Itália e quer cancelar essa viagem por um motivo lógico, ninguém quer colocar a sua vida em risco. No entanto, as companhias aéreas dizem: “tudo bem, você não vai para a Itália, mas escolha amanhã um outro destino. Que tal ir para o Caribe?”. Então, você não tem interesse para ir pro Caribe. Se você não for para Itália, você paga uma multa que muitas vezes é quase do valor da passagem”  – Rodrigo Cunha.

Serão convidados para o debate representantes de empresas aéreas como Gol, TAP, Azul e Latam. Também estão na lista empresas que promovem cruzeiros como Costa Cruzeiros; MSC Cruzeiros; Royal Caribbean e CVC. Rodrigo argumenta que, por conta do Coronavírus, algumas cidades não querem receber Cruzeiros.

“Algumas cidades recebem também manifestações da sua própria comunidade para não receber cruzeiros, tendo em vista que são passageiros de outros países e que podem levar ali uma sensação de colocar em risco a saúde daquela comunidade.” – Rodrigo Cunha

Também devem participar do debate o Presidente da Associação PROCONSBRASIL, Filipe Vieira; o Secretário Nacional do Consumidor, Luciano Benetti Timm, e o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. A data da audiência pública ainda será marcada.

Ouça a notícia:

Fonte: Rádio Senado – Regina Pinheiro

Comentários Facebook

Deixe uma resposta