Prefeito Júnior da Femac autorizou a substituição de 4.133 luminárias por novas mais eficientes. Equipamentos são os mais modernos disponíveis no mercado, possuindo um sistema de proteção antivandalismo
Prefeito Júnior da Femac autorizou a substituição de 4.133 luminárias por novas mais eficientes. Equipamentos são os mais modernos disponíveis no mercado, possuindo um sistema de proteção antivandalismo

Dando continuidade ao processo de modernização do parque de iluminação pública do município, o prefeito Júnior da Femac assinou nesta sexta-feira (28/02), em ato no gabinete municipal, ordem de serviço para ações de melhoria e substituição de luminárias antigas. Ao todo, serão instaladas 3 mil unidades de vapor metálico e 1.133 luminárias de LED, em um total de 4.133 substituições.

Os equipamentos são os mais modernos disponíveis no mercado, possuindo como diferencial um sistema de proteção antivandalismo (pedradas). O investimento é de R$2,6 milhões, com recursos municipais, e a vencedora da licitação foi a empresa M.S. Iluminação e Eletricidade Ltda, de Apucarana, que tem 270 dias para executar os serviços. “Em Apucarana iluminação pública é levada muito a sério, pois é fundamental para que inúmeras atividades realizadas no período noturno aconteçam com maior segurança, como o funcionamento de escolas, faculdades, bares e restaurantes, igrejas, indústrias e comércios”, frisou o prefeito Júnior da Femac.

Apucarana possui um parque com 18 mil lâmpadas e, gradativamente, a administração municipal vem investindo em melhorias. “Em 2016, o ex-prefeito Beto Preto promoveu investimento de R$4,6 milhões na substituição de 5 mil destas luminárias e agora, com esta ordem de serviço, promovemos a modernização de mais da metade do nosso parque”, destacou Júnior da Femac.

Segundo ele, das 18 mil lâmpadas, boa parte inventário ainda é de vapor de sódio. “Aquela luz amarela que não garante luminosidade adequada, dificultando sobretudo o trabalho da segurança pública, e outra pequena parte é de lâmpadas de mercúrio, que são piores ainda, nunca queimam, vão apagando aos poucos e gastando a mesma energia”, explica o prefeito.

Das 3 mil lâmpadas de vapor metálico que serão substituídas neste contrato, 2,2 mil serão de 100 watts e 800 unidades de 150 watts, atendendo a diversos bairros. “Seguindo a principal bandeira da gestão Beto Preto, vamos atender a cidade dos bairros para o centro, levando uma iluminação mais eficiente ao Colonial, Trabalhista, Afonso Camargo, entre outros”, assinalou o prefeito. Segundo ele, nos próximos dias o site da Prefeitura de Apucarana (www.apucarana.pr.gov.br) vai ganhar um link onde a população vai poder acompanhar em tempo real o avanço dos trabalhos.

Das 1.133 luminárias de LED, serão 762 unidades de 190 watts e 371 unidades de 250 watts que vão atender as avenidas Minas Gerais, Governador Roberto da Silveira, Irati, Corifeu de Azevedo Marques, Munhoz da Rocha, Clotário Portugal, ruas Ponta Grossa, Padre Severino Cerutti, Osvaldo Cruz, Osório Ribas de Paula, Deolindo Massambani, Koiei Tatesuji, Ouro Branco, Nagib Daher, Cristiano Kussmaul, Pinho Araucária, Nova Uckânia, bem como as praças Rui Barbosa e Interventor Manoel Ribas (Redondo). “Quando o então prefeito Beto Preto fez a licitação em 2016, não compensava a compra de LED para potências altas, mas hoje ficou mais em conta, por isso incluímos neste contrato. Ela oferece uma luz branca, com cores mais definidas. Outra vantagem é que ela oferece cinco anos de garantia e 10 de durabilidade. Ainda é um pouco mais cara que as de vapor metálico, mas também gasta menos energia, por isso optamos em instalá-las neste momento em avenidas e ruas de grande fluxo, atendendo aos comércios, transporte coletivo e às forças de segurança”, explicou o prefeito Júnior da Femac.

A eficiência das novas luminárias e do sistema antivandalismo foram pontuados pelo diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), engenheiro eletricista Lafayete dos Santos Luz. “Depois que instalamos este sistema em 5,4 mil pontos em 2016, nenhuma lâmpada mais foi danificada com pedrada ou estilingada. Com relação à luminosidade, o salto de qualidade foi realmente muito grande, colocando Apucarana em destaque no cenário estadual, à frente de cidades como Londrina, Maringá e Arapongas. Londrina, por exemplo, tem 40% do seu parque ainda em vapor de mercúrio. Já nós, com este contrato, estamos erradicando esta modalidade”, comparou Luz.

Autoridades enaltecem investimentos municipais

O comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar (10º BPM) tenente-coronel Roberto Francisco Cardoso, acompanhado do sub-comandante major Marcos José Fácio, esteve presente no evento e parabenizou a administração municipal pelas melhorias no sistema de iluminação pública. “É inquestionável que uma rua bem iluminada oferece uma maior sensação de segurança a todos os cidadãos de bem. Em Apucarana percebemos que a prefeitura tem procurado atender este setor com qualidade, o que é muito bom para toda população e para as forças de segurança”, disse o comandante.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), empresário Jayme Leonel, lembrou que o município é hoje um centro gastronômico e comercial. “Além do aspecto da segurança, os investimentos feitos pela gestão Beto Preto e que estão tendo continuidade com o Júnior da Femac, têm proporcionado o embelezamento da cidade, o que atrai ainda mais frequentadores aos bares e restaurantes”, observou.

Ao lado do presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Molina, o vereador José Airton Deco de Araújo falou em nome do Legislativo Municipal. “Apucarana tem tido muitos benefícios com todo este trabalho da prefeitura que teve início com o Beto Preto. Este novo investimento, liberado pelo prefeito Júnior da Femac, deixa-nos ainda mais felizes e prova que Apucarana continua sendo administrada por quem ama a cidade e tem responsabilidade pelo dinheiro público, devolvendo o que é arrecadado em obras e serviços”, concluiu Deco.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Comentários Facebook

Deixe uma resposta