As inscrições estarão abertas a partir de quarta-feira (04/03) e deverão ser feitas no Centro de Qualificação Total
As inscrições estarão abertas a partir de quarta-feira (04/03) e deverão ser feitas no Centro de Qualificação Total

A Prefeitura de Apucarana comprou 18 cursos junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O investimento é de R$ 114.080,00 e visa a qualificação profissional de trabalhadores do setor industrial. Ao todo, estão sendo ofertadas gratuitamente 356 vagas para a população.

O anúncio foi feito pelo prefeito Junior da Femac, em ato realizado no gabinete municipal e que contou com a presença do vereador Marcos da Vila Reis e do secretário municipal de Indústria e Comércio, Edison Estrope.

As inscrições estarão abertas a partir de quarta-feira (04/03) e deverão ser feitas no Centro de Qualificação Total, localizado na Rua Ouro Verde, no 300, no Jardim América, no período das 8 às 17 horas.  As aulas de todos os cursos, no entanto, serão ministradas na unidade do Senai de Apucarana.

O prefeito Junior da Femac lembra que essa é mais uma iniciativa na área de qualificação profissional. “É uma ação constante, que iniciou na gestão Beto Preto com o Pronatec e que estamos dando continuidade. Até o momento, com as diversas parcerias com as entidades formadores, já capacitamos mais de 15 mil trabalhadores”, reitera Junior da Femac.

O prefeito lembra que a compra de cursos é uma prática constante da administração e que, no final do ano passado, o Município já havia adquirido um lote de 14 cursos do Senac. “As aulas desses cursos, que atendem os trabalhadores do comércio, já estão em andamento. Agora, estamos atendendo também os trabalhadores do setor industrial”, reforça.

Junior da Femac salienta que os cursos foram definidos após diálogo com o sindicato que representa os trabalhadores industriais e com a Associação, Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia). “Muitos dos cursos são inéditos e foram definidos de acordo com as necessidades das indústrias, visando aumentar a empregabilidade”, ressalta.

Entre os cursos ofertados estão dos de inspeção de qualidade de roupas, mecânica automotiva básica para frentistas, instalação de painel solar, operação de calandra, operação de guindaste, operação de torno computadorizado e eletricidade industrial, entre outros.

O secretário de Indústria , Comércio e do Emprego, Edison Estrope, reitera que os cursos são gratuitos. “O Município está investindo R$ 114 mil, mas está ofertando as vagas gratuitamente para a população. A maioria dos cursos, se fosse feito no setor privado, teria custos elevados e muitas vezes longe do alcance dos trabalhadores”, pondera Estrope.

A carga horária dos cursos varia de 16 a 80 horas. Todas as aulas serão ministradas na unidade do Senai de Apucarana. “Cada curso tem as suas especificidades, por isso os pré-requisitos variam também”, observa Estrope, solicitando para que os interessados verifiquem todos os requisitos que serão disponibilizados no site da Prefeitura.

Saiba a carga horária e todos os pré-requisitos de cada curso neste link.

QUADRO COMPLETO DE CURSOS E VAGAS

Eletricidade Industrial (aperfeiçoamento) 20 vagas
Eletrônica Aplicada 20 vagas
Gestão de Suprimentos e Distribuição 40 vagas
Hidráulica (aperfeiçoamento) 20 vagas
Inspeção de Qualidade de Roupas 20 vagas
Instalação de Painel Solar 20 vagas
Manutenção de Máquina de Costura Industrial 20 vagas
Manutenção Mecânica Industrial 20 vagas
Mecânica Automotiva Básica para Frentistas 20 vagas
Mecânica Básica de Veículos Pesados 20 vagas
Noções de Mecânica de Motocicletas 20 vagas
Operação de Empilhadeira de Pequeno Porte 16 vagas
Operação de Guindauto 16 vagas
Operação de Pá Carregadeira 16 vagas
Operação de Retroescavadeira 16 vagas
Operação de Torno Computadorizado 16 vagas
Operador de Calandra 16 vagas
Solda (aperfeiçoamento) 20 vagas

Fonte: Prefeitura de Apucarana

 

Comentários Facebook

Deixe uma resposta