Por meio do mobiliário, mostra em Campos do Jordão destaca as transformações sociais ocorridas entre os séculos 17 e 20
Por meio do mobiliário, mostra em Campos do Jordão destaca as transformações sociais ocorridas entre os séculos 17 e 20
Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, recebe, a partir de 21 de fevereiro até 26 de abril, a exposição “Móveis, Modos, Modas”, que aborda as transformações sociais ocorridas entre os séculos 17 e 20 por meio de peças do mobiliário francês, espanhol, italiano e brasileiro que integram o Acervo dos Palácios.

DivulgaçãoAo contar a história de suas origens, usos e estilos, é possível retratar as mudanças no pensamento político e religioso e nos ciclos econômicos do período. O destaque da exposição fica por conta da alta qualidade das peças – nas quais foram empregados métodos e técnicas artesanais –, fruto do trabalho minucioso de artesãos marceneiros cujos modelos de produção perderam espaço para a fabricação industrial em escala.

“O tempo da sociedade de hoje é marcado pela competitividade e pela rapidez de execução, muito diferente de outrora”, descreve Ana Cristina Carvalho, diretora do Acervo dos Palácios e curadora da mostra.

O longo processo de produção desses móveis no passado restringiu o número de peças. Por isso, a importância dos raros exemplares que compõem o Acervo dos Palácios. “Eles retratam a cronologia dos fatos e refletem as mudanças nos modos de vida no Brasil, especialmente em São Paulo”, acrescenta Ana Cristina Carvalho.

serviço

Local: Avenida Adhemar de Barros, 3.001, Alto da Boa Vista – Campos do Jordão – SP
Visitas: de quarta-feira a domingo, das 10h às 12h, com permanência até as 12h30, e das 14h às 17h, com permanência até as 17h30
Todas as visitas são acompanhadas por educadores
Entrada gratuita

Fonte: SP Notícias

Comentários Facebook

Deixe uma resposta