O evento será em Curitiba no dia 3 de março com o objetivo de desenvolver soluções para reservas de água
O evento será em Curitiba no dia 3 de março com o objetivo de desenvolver soluções para reservas de água

Estão abertas as inscrições para o MuDak – WRM – Workshop 2020, projeto com objetivo geral de desenvolver um modelo que possa ser usado para prever as mudanças esperadas de médio a longo prazo na qualidade da água nos reservatórios.

O evento é promovido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em parceria com a Universidade Federal do Paraná e com o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe. Será no dia 3 de março, no Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar, em Curitiba.

Segundo Mauricio Bergamini Scheer, um dos coordenadores do projeto pela Sanepar, o workshop vai tratar de questões relativas ao Mudak-WRM (Aquisição multidisciplinar de dados como chave para o gerenciamento de recursos hídricos globalmente aplicável), que tem por objetivo o desenvolvimento de soluções por modelagens simplificadas e de ampla aplicação para a previsão de mudanças na qualidade e na quantidade da água de reservatórios, a médio e longo prazos.

Ele explica que o foco está na redução criteriosa da complexidade relacionada às abordagens científicas e dos dados requeridos para predições robustas. “A partir dos esforços de pesquisas em dois reservatórios, um no Brasil, o Passaúna, localizado em Curitiba, e o outro na Alemanha (Grosse Dhünntalsperre), queremos possibilitar a aplicação de modelos que funcionem eficientemente, principalmente para situações com pouca disponibilidade de dados”, disse.

O projeto está sendo desenvolvido há três anos e a expectativa dos organizadores é que os assuntos abordados durante o workshop estimulem novas investigações e aplicações, com a contribuição de todos os participantes: operadores, técnicos, gestores, pesquisadores, autoridades e outras pessoas interessadas.

O evento terá tradução simultânea (inglês/português). As inscrições podem ser feitas até o dia 28 (sexta-feira) pelo e-mail apd@sanepar.com.br. Escrever no campo assunto “Inscrição Workshop Mudak”. E informar no corpo do e-mail o nome completo, CPF e instituição, unidade e e-mail para contato.

SERVIÇO: Evento: MuDak – WRM – Workshop 2020.

Local: Auditório do Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar – Rua Eng. Antonio Batista Ribas, 151, Tarumã, Curitiba.

Data: 03 de março.

Horário: Abertura às 8h30

Inscrições: até dia 28/02, pelo e-mail apd@sanepar.com.br

Programação do Workshop:


08:30 Recepção no Tarumã
09:00 Abertura
Representantes da Sanepar
Coord. Geral do projeto Stephan Fuchs
Reitor da UFPR
09:30 Palestra 1
Representante da ANA
10:00 Intervalo para o Café
10:15 Visão geral do projeto
S. Fuchs/Mauricio Scheer
10:30 Grupo de Trabalho 1 – Modelagem das emissões na bacia e balanço de sedimentos no reservatório
Stephan Hilgert / Regina Kishi
11:00 Grupo de Trabalho 2 – Modelagem do balanço hídrico
Ingo Haag / Julia Krumm
11:30 Grupo de Trabalho 3 – Modelagem hidrodinâmica e do transporte interno de sedimentos
Tobias Bleninger/ Wendy Gonzales
12:00 Intervalo para o Almoço
13:30 Palestra 2
Prof. José Scarati (USP, Brasil)
14:00 Grupo de Trabalho 4 – Sensoriamento remoto de curto alcance por drones para a avaliação da qualidade da água
Jens Kern/ Andreas Schenk
14:30 Grupo de Trabalho 5 – Sensoriamento remoto por imagens de satélite para mudanças sazonais do uso da terra e avaliação da qualidade da água
Nils Wolf
15:00 Intervalo para o Café
15:30 Grupo de Trabalho 6 – Monitoramento da água contínuo e de alta resolução
Andreas Lorke/ Heloise Knapik/Mayra Ishikawa
16:00 Grupo de Trabalho 7 – Arquitetura da Plataforma Web de sensores: protocolos de troca de dados, visualização em tempo real (online) e distribuição de dados
Eike Jürrens & Christian Malewski
16:30 Devolutiva e Discussões
18:30 Jantar (por adesão)

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Comentários Facebook

Deixe uma resposta