O que coloca na pele pode afetar a sua fertilidade, de acordo com a ciência.

Todos os produtos químicos com os quais entra em contato são absorvidos pelo seu corpo – ou até 60% deles, diz a dermatologista Julie Russak à The Healthy. A questão é que os produtos químicos absorvidos pela pele foram associados a alguns tipos de cancro, incluindo cancro da mama e problemas de fertilidade em homens e mulheres.

O susto começou há alguns anos, quando investigadores da Escola de Saúde Pública da UCLA descobriram que os perfluorocarbonetos (PFCs) – produtos químicos amplamente usados no dia-a-dia, como em embalagens de alimentos, pesticidas, roupa, tapetes e produtos de higiene pessoal – podem estar associados à infertilidade em mulheres. As suas descobertas sugerem que mulheres cujo sangue contém altos níveis de PFCs demoram mais tempo a engravidar do que mulheres com níveis mais baixos.

Segundo a Environmental Working Group (EWG), uma organização sem fins lucrativos dedicada à proteção da saúde humana e do meio ambiente, as “sombras, a base, o pó, o bronzeador e o blush representam quase 80% dos produtos com PFCs”. A EWG criou uma lista de 266 produtos que contêm PFCs. Confira aqui.

Fonte: Notícas ao Minuto

Comentários Facebook

Deixe uma resposta