O Brasil recebeu um prêmio internacional por ações de redução da mortalidade infantil.

No último sábado (9), a OMS , a Organização Mundial da Saúde conferiu o Prêmio Doutor Lee Jong-wook de Saúde Pública ao pesquisador brasileiro João Aprígio de Almeida pelo trabalho à frente da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano. Trata-se de um dos mais importantes prêmios da área da saúde.

A experiência brasileira de Banco de Leite Humano, que disponibiliza leite materno a recém-nascidos de baixo peso, é replicada em mais de 20 países. O alimento tem tudo o que o bebê precisa até os seis meses de vida, protegendo-o contra doenças.

À frente de muitos países, o Brasil alcançou a meta de redução da mortalidade em menores de 5 anos proposta nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas quatro anos antes do prazo estabelecido, sendo que a taxa de mortalidade reduziu de 53,7 para 17,7 óbitos por mil nascidos vivos de 1990 a 2011.

Em 2017, a taxa de mortalidade infantil, referente crianças menores de 5 anos. foi de 13,4 óbitos por mil nascidos vivos – redução de 3,9% em relação ao ano anterior, que era de 13,9.

Fonte: Rede Nacional de Rádio

Comentários Facebook

Deixe uma resposta