Quem ama se doa por completo e se preocupa com o lado do outro e nunca consigo mesmo, pois a sua felicidade está em ver a pessoa que ama feliz.
Quem ama se doa por completo e se preocupa com o lado do outro e nunca consigo mesmo, pois a sua felicidade está em ver a pessoa que ama feliz.

Quando uma consciência chega à compreensão de alguma coisa, vindo depois disso, o sentimento da compreensão, podemos dizer que ela tem as primícias do amor, pois este é o verdadeiro amor, o sentimento mais puro da compreensão. Como que uma consciência pode amar alguém que ela não compreende? O sentimento de atração física, não é amor, mas sim, paixão, que é o sentimento intenso e geralmente violento que deixa a consciência em um estado conturbado, este sentimento vem geralmente de um desejo incontrolável, porque a consciência age pelo instinto animal e não racional.

É uma força que vem do nada, como um vendaval levando tudo o que vê pela frente. Mas o amor não é assim, antes pelo contrário, o amor é como já foi dito: é sofredor, é benigno, o amor não é invejoso, não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha e é eterno, mas a paixão vem do instinto animal e logo passa.

Geralmente as consciências confundem o sentimento do amor com o sentimento de domínio e de posse. A paixão quer ter o domínio sobre outra pessoa, mas o amor não. A paixão tem o sentimento de poder, como quem diz: na hora que eu não quiser mais, eu jogo fora. Mas quem ama de verdade, age totalmente ao contrário, pois o amor é um sentimento de entrega e a pessoa deseja ver a pessoa amada feliz, mesmo se não for ao seu lado, mas que ela seja simplesmente feliz.

O amor não obriga a nada, mas sempre dá a carta de alforria para a pessoa amada fazer o que quiser. Não existe maior amor que este, de sacrificar a sua própria vida pelo bem de quem ama. Quem ama se doa por completo e se preocupa com o lado do outro e nunca consigo mesmo, pois a sua felicidade está em ver a pessoa que ama feliz.

 

 

Comentários Facebook

Deixe uma resposta