A estudante Ingrid Caroline França, de 20 anos, enfrenta a 2ª fase do vestibular 2020 da Unicamp, a partir deste domingo (12), com o sonho de dar continuidade à trajetória de conquistas no esporte. Três vezes campeã brasileira de tiro com arco de salão (indoor) e cinco vezes campeã paulista, ela busca uma vaga no curso de educação física na universidade onde já auxilia professores durante aulas de extensão.
“Quando eu me mudei para cá, conheci a Unicamp e a Faculdade de Educação Física. Foi um amor à primeira vista absurdo, e não me vejo em outra universidade”, diz a jovem que nasceu em Sertãozinho (SP).”
O curso escolhido por ela é oferecido no período noturno e, segundo a comissão organizadora do exame (Comvest), 243 candidatos disputam 40 oportunidades. Ingrid explica que o sonho dela é ser técnica e, por isso, ingressar na carreira é uma forma de seguir próxima ao esporte que pratica desde os 12 anos.
“Sempre gostei desse lado do esporte. Prestei educação física no ano passado e não passei na segunda fase. Agora estou prestando de novo”, explica. Ela atua no projeto da Unicamp há quatro semestres.

Além do alvo
A atleta de tiro com arco conta que, durante 2019, a maior dificuldade dela foi se dedicar à modalidade e às competições ao mesmo tempo em que precisava intensificar os estudos. “Quando estudo penso no treino, e quando treino penso nos estudos. Ter as duas preocupações é uma pressão difícil de conciliar”.
Apesar disso, Ingrid diz estar confiante para as provas, sobretudo com o desempenho em biologia, uma das provas específicas da lista e com a qual tem mais facilidade.
“Como é a segunda vez que eu estou fazendo a 2ª fase, estou com aquela sensação de ‘agora tem que dar certo'”, ressalta. O caminho desejado pela jovem é seguir ligada ao tiro com arco.
“Eu vivo tiro com arco 24 horas do meu dia. Mudei para Campinas por conta do esporte, para poder me manter nele e conseguir conquistar mais coisas, e também por isso escolhi a Unicamp.”
2ª fase
A 2ª fase do vestibular 2020 está marcada para os dias 12 e 13 de janeiro. Está será a primeira vez em que o formato passa a ter dois dias de prova dissertativa com cinco horas de duração cada um, enquanto que até a edição anterior eram três dias, cada um deles com até quatro horas para término.
- Primeiro dia: oito questões de português, duas interdisciplinares de inglês e uma redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato execute apenas uma).
- Segundo dia: seis questões de matemática; duas questões interdisciplinares de ciências humanas; duas questões interdisciplinares de ciências da natureza; e parte específica por área:
- Candidatos em ciências biológicas/saúde: seis questões de biologia e seis questões de química;
- Candidatos em ciências exatas/tecnológicas: seis questões de física e seis questões de química;
- Candidatos em ciências humanas/artes: seis questões de geografia e seis questões de história, incluindo conteúdos de Filosofia e Sociologia.
As avaliações de habilidades específicas (exigidas aos candidatos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança) serão entre os dias 20 e 24 de janeiro. A divulgação da primeira chamada ocorre em 10 de fevereiro, enquanto que a matrícula (não presencial) dela será em 11 de fevereiro.

Cursos mais concorridos
- Medicina (integral) – 11,86 candidatos por vaga (c/v)
- Ciências do esporte (integral) – 8,38 c/v
- História (integral) – 6,78 c/v
- Engenharia de produção (integral) – 6,34 c/v
- Farmácia (integral) – 6,23 c/v
Calendário
- Provas de Habilidades Específicas – 20 a 24/1
- Divulgação da 1ª chamada (para matrícula não presencial) – 10/2
- Matrícula não presencial – 11/2
- 2ª chamada – 13/2
- Matrícula não presencial da 2ª chamada – 14/2
- Período para cancelamento de matrícula – 17 a 19/2
- 3ª chamada – 18/2
- Matrícula não presencial da 3ª chamada – 19/2
- 4ª chamada – 21/2/2020
- Matrícula presencial da 4ª chamada – 2/3
“A matrícula presencial da 4ª chamada deve ser feita, também, por todos os candidatos convocados nas três primeiras chamadas e que realizaram a matrícula virtual pela internet”, informa nota da Comvest. Segundo a comissão, a vaga só estará garantida após realização deste procedimento, entre 9h e 12h.
Fonte: Gabriela Ramos (G1)